Conheça também a Céu-Lar Imobiliária Boutique. CLIQUE AQUI

Como fazer a avaliação de imóveis para a compra?

Como fazer a avaliação de imóveis para a compra?

Por Céu-Lar | 28/03/2017

Categoria: Comprar ou alugar

Ter atenção aos detalhes é fundamental para fechar um bom negócio. Isso inclui tudo no imóvel: desde o acabamento até as condições do bairro. Afinal, quando compramos uma casa ou apartamento, a rua e os serviços da região vêm no pacote.  Ao ter esse cuidado na análise, você se previne de possíveis decepções com o negócio. Confira, agora, como fazer a avaliação de imóveis para compra.

Afinal, como fazer a avaliação de imóveis para a compra?

Limite financeiro

Não é à toa que essa é a primeira etapa a ser definida. Para começar, é necessário que você saiba o quanto pode investir nesse imóvel. Já que, caso financie, comprometerá uma porcentagem do seu rendimento. Isso pode afetar até mesmo no volume de compras durante o mês da sua família. É fundamental se planejar para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

DICA DE OURO: ainda falando em finanças, vale a pena conhecer a fundo todos os custos da venda de um imóvel. Muitos documentos precisam ser reconhecidos em cartório, o que gera uma despesa. Quanto antes você ficar a par desses valores, melhor para incluir no planejamento financeiro que falamos acima.

Infraestrutura do bairro

Tendo noção de quanto pode gastar, já é possível definir o bairro. Afinal, nada adianta encontrar o imóvel perfeito sendo que a padaria mais perto fica a 40 minutos de distância ou que não exista nenhuma escola nas redondezas. Todos esses detalhes fazem muita diferença na sua rotina.

Por isso, vale a pena olhar, com cuidado, se existe policiamento nas ruas, bem como padarias, escolas, hospitais, academias perto da casa ou apartamento. Além disso, dê uma conferida na condição das calçadas e iluminação da rua. 

Estrutura do imóvel

Você irá avaliar, agora, o imóvel propriamente dito. Desde a planta até o tipo de material que foi utilizado na construção. Verifique o estado das pinturas, o sistema hidráulico e a iluminação. Para ter mais segurança sobre a avaliação da casa ou apartamento, o mais indicado é que um especialista vá até o imóvel.

Reunir o máximo de informações sobre o imóvel dá mais garantia para a sua compra. Tal como a idade da casa ou apartamento, como era o terreno antes da obra, quais reformas foram feitas no imóvel, dentre outras.

DICA DE OURO: visite o imóvel em horários diferentes do dia. Assim, você consegue visualizar os melhores cômodos sem a presença do sol durante a tarde, por exemplo. E ainda: quando for à noite pode verificar a iluminação da rua.

Ajuda de especialista

Contar com a ajuda de um profissional faz muita diferença nesse processo. Já que ele possui um olhar treinado para encontrar o imóvel perfeito para você. E ainda: quando encontrar, pode te ajudar a observar esses detalhes que citamos, como iluminação, acabamentos, dentre outros. Além disso, você tem mais segurança do negócio que está prestes a fechar, uma vez que foi verificado por um especialista.

Essas foram dicas de como fazer a avaliação de imóveis para a compra. Deu para perceber que todo detalhe é muito importante. Por isso, quando for analisar as opções, vá sem preocupações, com tempo e aproveite para verificar cada cômodo e a estrutura do imóvel. Não se esqueça de avaliar o bairro também. Olhando item por item, você tem mais chances de fechar um ótimo negócio.

Tem alguma dúvida? Escreva nos comentários para a gente.

Receba nossas novidades por e-mail

Principais bairros de atuação