Conheça também a Céu-Lar Imobiliária Boutique. CLIQUE AQUI

9 dicas para vender o seu imóvel rápido

9 dicas para vender o seu imóvel rápido

Por Céu-Lar | 28/03/2017

Categoria: Vender ou trocar

Você já decidiu que quer vender o seu imóvel, mas tem pressa, não é? O problema é que o processo de venda é meio imprevisível. Pode acontecer de chegar um possível comprador e já fechar negócio sem muita demora, mas também pode ocorrer do seu imóvel não despertar tanto interesse. Muitos fatores interferem nessa situação, desde o preço até a limpeza do imóvel. A grande questão é que a maioria dos proprietários, que precisa vender a casa ou apartamento com certa urgência, fica à mercê do mercado. Descubra, agora, 9 dicas para vender o seu imóvel rápido.

 Afinal, o que fazer para vender o seu imóvel rápido?

1. Estabeleça um  preço competitivo

Uma das melhores estratégias para conseguir um comprador mais rápido é ter um preço competitivo. O preço pesa muito no bolso se não for compatível com o imóvel e o mercado. Isso pode acontecer por dois motivos: 1) ao estipular o preço, você leva em consideração o valor simbólico que o imóvel representa para você; 2) ou acrescenta uma porcentagem acima do valor real do bem.

Nas duas maneiras, o resultado é o mesmo: a demora na venda. Como o mercado é muito acirrado, quanto mais fiel o valor de venda for ao real do imóvel, melhor para você.

Para não ter problemas, a saída é pesquisar no bairro por imóveis com condições similares. Assim, você consegue ter uma noção em qual faixa de preço a sua propriedade está.

Ao definir um valor justo e competitivo, o processo é acelerado. Isso ocorre porque a chance de um possível comprador se interessar é muito maior. Além disso, facilita a negociação, já que a maioria dos outros imóveis não está na mesma condição. Mais um diferencial para o seu imóvel.

2. Invista em reformas

Para vender rapidamente, um dos fatores determinantes é o bom estado do imóvel. Não precisa fazer uma grande mudança na sua casa ou apartamento, a não ser que esteja muito danificado, por exemplo. Caso contrário, pequenas transformações, como uma pintura nova, podem mudar a percepção do comprador em relação ao seu imóvel.

Além de apresentar um imóvel mais interessante, previne que o comprador perceba que a sua casa ou apartamento está em mau estado e peça descontos ou melhores condições.

Um imóvel bonito e bem cuidado faz muita diferença na hora de impressionar um comprador. Para o vendedor, compensa investir certa quantia na reforma, já que terá retorno por meio do valor de venda. Mas não se esqueça: mesmo reformando, o aumento deve ser proporcional às melhorias. Caso contrário, o seu preço não será competitivo, como já falamos na dica acima.

3. Conheça a sua localização

Essa dica é daquelas que podem parecer óbvias, mas interfere muito no processo de venda. Quanto mais você souber sobre o bairro e a região onde mora, mais argumentos terá para a venda. Tudo é questão de persuadir o comprador.

Por exemplo, se há o projeto de construir um novo shopping ou centro comercial perto do seu imóvel, provavelmente, haverá uma valorização da sua casa ou apartamento. Já que estará localizada em um excelente ponto do bairro.

Mas não se esqueça: todo bairro já tem a sua média de preço, como a gente já viu em algumas dicas acima. Portanto, caso você suba muito o valor, será mais complicado vender o seu imóvel.

4. Cuide da rua, da fachada e da calçada do imóvel

Seguindo a mesma linha da dica anterior, esse conselho pode te ajudar a causar uma melhor impressão com o comprador. Imagine que você é o comprador, se fosse visitar um imóvel e visse que a rua e a calçada estão sujas e em mau estado, provavelmente, a primeira impressão seria negativa. Isso se aplica também à fachada do seu imóvel. Deixe-a bem conservada para compor com o resto da casa.

Por isso, é importante ter esse cuidado a mais com o espaço externo ao imóvel. Assim, quando o comprador chegar ao local perceberá que é bem cuidado.

5. Avalie contrapropostas

Dedicar um tempo para avaliar contrapropostas é essencial para conseguir vender o seu imóvel rápido. Ao estudar com cuidado cada tipo de proposta, você consegue prever possíveis ciladas. E ainda: não pense que ao avaliar contrapropostas, perderá lucro. Pelo contrário. Ao negociar, você pode fechar ótimos negócios.

6. Divulgue boas fotos

As boas fotos são as suas grandes aliadas na venda da sua casa ou apartamento. Já que a maioria dos compradores pesquisa na internet os imóveis à venda. Isso significa que o primeiro interesse deve ser despertado por meio de fotos. Por isso, invista em boas fotos. Iluminação natural, organização da casa e uma excelente qualidade de câmera fazem muita diferença na hora da foto.

7. Tenha muita organização

Organização nunca é demais. Além de deixar o ambiente mais agradável para a convivência, proporciona uma boa imagem para as fotos. E o mais importante: quando o comprador for visitar a sua casa ou apartamento não deixe roupas pelo chão, toalhas penduradas, pia suja ou janelas fechadas. Com o imóvel organizado, o comprador consegue visualizar melhor como seria morar lá.

8. Deixe tudo limpo

Ainda pensando na divulgação e visitação de interessados, mantenha o ambiente limpo. Apesar de parecer óbvio, muitos vendedores se esquecem desse detalhe. Com a limpeza em dia, a sua casa ou apartamento fica mais aconchegante. Assim, o comprador terá uma experiência positiva ao visitar o seu imóvel.

9. Esteja com a documentação organizada

A última dica é fundamental para acelerar o processo de venda. Tenha todos os documentos em mãos, tanto do imóvel quanto o seu e do seu cônjuge. Como alguns precisam ser autenticados, isso leva certo tempo. Se você tiver tudo organizado, quando aparecer uma boa proposta, já consegue fechar o negócio sem problemas burocráticos.

DICA DE OURO: para agilizar ainda mais a venda do seu imóvel, é essencial ter excelentes profissionais ao seu lado. Com muita experiência e conhecimento sobre o mercado, eles já sabem as melhores formas de negociação e divulgação. Sem contar o know-how jurídico que os corretores mais confiáveis têm. Além disso, contar com uma imobiliária proporciona mais segurança e tranquilidade durante todo o processo. Já que tudo estará em boas mãos.

E ainda: depois de contratar a imobiliária, não custa nada verificar se o anúncio está com todas as informações possíveis no site. Confira todas as fotos, veja se há algo que pode ser melhorado. Quanto mais detalhes constar no anúncio, mais serão as chances de despertar interesse de compradores.

Essas foram dicas para vender o seu imóvel rápido. Deu para perceber que não são impossíveis de serem feitas. Basta se planejar e ter atenção aos pequenos detalhes que fazem muita diferença no todo. E, principalmente, contar com uma imobiliária experiente. Assim, você conclui o processo de venda com mais agilidade.

Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui para a gente.

Receba nossas novidades por e-mail

Principais bairros de atuação